Sinopse:  A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais - mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente - e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difíicil de todas.

 Se ela ficar...


   


 Autora: Gayle Forman
 Editora: Novo Conceito
 Número de Páginas: 223


Resenha: Se eu ficar é um livro que traz muitas emoções, pelo simples fato de falar sobre o amor, não só o amor em forma de casal, mas sim o amor de uma família. Desde que o filme estava para estrear eu fiquei apaixonada por esse livro e o filme também (tudo bem que eu ainda não o assisti, mas enfim, né... rsrs)

"Em uma manhã de fevereiro. Mia sai para um passeio de carro. E, em um instante, tudo muda. Todas as escolhas se perderam, menos uma. A única que realmente importa. Se Eu Ficar é um conto belíssimo sobre a força do amor, o verdadeiro significado da família e as decisões que todos nós precisos tomar. (...)"

E é à partir de um acidente de carro, que a vida de Mia muda completamente. Mia é uma adolescente normal, que ama seu violoncelo e idolatra a música, a música faz parte de seu corpo, sua alma, assim como o amor que ela sente por sua família, sua amiga e por Adam que é o seu namorado.
Ela se sente um pouco diferente da família, seus pais amam rock n' roll, e ela música clássica, seu pai tocava em uma banda da cidade, até o irmão mais novo de Mia nascer, e eis então que ele se decide, tornar-se pai de verdade, com um trabalho e tudo mais.
O que acontece é que, Se Eu Ficar, mostra o quão nós aprendemos a valorizar quando perdemos, o livro mostra de uma maneira triste o quão importante nossa família é para nós, e que, o amor, une acima de tudo, tudo e todos. Se Eu Ficar tem uma narração envolvente, com vários detalhes, suas folhas são lindas, e a cada passe de página podemos presenciar notas musicais ♫, a narração não é completamente linear, sendo que em alguns pontos do livro, Mia volta em suas memórias, e sendo assim, podemos descobrir o quão adorável e normal (no sentido bom, okay?) é, essa garota.
Podemos presenciar força de vontade, amor, e alguns planos mirabolantes para as coisas acontecerem nesse livro, promessas de amor, lágrimas e compreensão.

 

Você vai lendo e todos os seus sentimentos se misturam com o que está sendo lido, e então você torce por Mia, torce pelo amor dela, torce para que ela fique, mas essa é uma escolha dela, Mia é livre, e se ela escolher não ficar? e Se Ela Ficar, e as coisas não forem boas? Se você fosse ela, o que escolheria?


"Às vezes você faz escolhas na vida, e às vezes as escolhas fazem você. Essa é a beleza das coisas."

Quando um livro me toca de tal forma por envolver coisas rotineiras como a família (da qual não nos damos conta do quão essencial ela é para nós), quando um livro que era só para ser mais um romance me faz realmente refletir.
E que rumo foi esse que a história tomou? Que encerramento foi aquele? Ao final do livro temos um pequeno trecho da continuação de Se Eu Ficar, que é intitulado de Para onde ela foi, e eu só tenho algo à dizer... Deixou um gostinho de quero mais sim!! Agora só nos resta esperar... Para onde será que Mia foi parar?

Classificação final:
★★★★
Muito bom!








16 Comentários

  1. Já tinha visto muita gente dizer que o filme e o livro são bons mas ainda não tinha lido sobre do que se tratava e pelo o que parece, a história é realmente boa. Agora quero ler também haha!

    botasbatidasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Isa, em quem diga que o filme é ainda melhor que o livro, pois deixa bem claro a relação que ela tinha com o Adam (como eu ainda não o vi, não posso dizer nada, somente que o livro é encantador ♥) a história é realmente muito boa, envolvente! leia sim, viu? Tenho certeza de que não irá se arrepender! ><

      Excluir
  2. Menina mas que blog mais lindo é esse? AMEI!
    Eu quaaase comprei esse livro esse mês.. mas ainda estou com vontade de comprar. Ainda não vi o filme pois pretendo ler o livro primeiro. E de novo, amei o seu blog! Beijos :*
    http://meiguiceaparte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn! como é fofa essa Palloma! mdss ♥ Eu também não vi o filme ainda, mas eu descobri o livro pelo filme hahah' muito obrigada flor! volte sempre viu? *-*

      Excluir
  3. Tô super louca pra ler esse livro, porque quero ver o filme, mas só quero ver o filme depois que ler o livro, vida de leitora não é fácil, tem que achar dinheiro pra comprar essas belezuras ainda.

    Tô seguindo o blog, Beijos!
    Sobre Lentes.com
    Nosso Facebook
    Nosso Instagram (Sigo todos de volta)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha Marília! leia viu? tenho toda a certeza que irá adorar, vai juntando as moedinhas, ou pega emprestado de alguém, sei lá.. hihi mas vale à pena, e depois que assistir ao filme, me diga o que achou! ♥

      Excluir
  4. To quase comprando esse livro pra ler sem nem pensar duas vezes, o problema é que to cheia de livro pra ler ainda, preciso de tempo pra terminar de ler esses que tenho aqui pra depois começar a ler esses novos que todo mundo tá indicando por ser muito bom, tipo esse. Ainda não vi o filme, mas é obvio que o livro é melhor por conter mais detalhes e tal. Gosto de livro assim, que mexe com os meus sentimentos e me faz estar dentro da história como uma figurante qualquer que assiste tudo de longe, sabe? Enfim, gostei da resenha!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn! muito obrigada Thami por ter gostado da resenha, que linda! ♥ Então, eu também estou cheia de livros para ler, e estou lendo aos poucos, mas assim que surgir a oportunidade, leia viu? E eu já digo, as partes que mais me tocaram foi quando Mia relatava sobre o seu irmãozinho, ai que aperto no coração, depois dê uma passadinha aqui e me diga o que achou ^^

      Excluir
  5. Já li Se Eu Ficar e gostei muito! Simples mas bem escrito. Cumpre o dever de romance e vai além disso, falando sobre outras questões como você disse! Não vejo a hora de ler a continuação e assistir o filme :D ♥ Beijão!

    Garotas de Mustache

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Midria! sim! com certeza o livro cumpriu com o dever, mas realmente o final ficou com aquele gostinho de quero mais! e o prólogo nos deixou ainda mais ansiosas para o segundo livro, para onde que Mia foi?? *o* muito obrigada pela visita ♥

      Excluir
  6. Nunca li o livro e nem assisti o filme.
    Mas parecem ser muito bom.
    Te indiquei para responder a tag Liebster Award.
    Xoxo' <3

    Não sou uma It | Tag aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem legais Lilly, se você tiver a oportunidade, leia viu? E espero que goste! haha ♥
      Muito obrigada pela indicação, vou dar uma olhadinha ><

      Excluir
  7. Vi diversas resenhas do livro, mas infelizmente não li ainda. A história me chama bastante atenção, espero que seja tão incrível quanto eu imagino <3 Lembro que via todo mundo com esse livro em mãos na Bienal! Um beijo!

    http://aquelamalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal Malu! vc foi à Bienal? *o* queria tanto ter ido :/
      Mas enfim, comigo foi completamente o oposto, eu não sabia que tinha o livro, descobri isso através do filme hahah ♥

      Excluir
  8. To LOUCO por esse livro. Minha amiga comprou e leu e falou que é maravilhoso. Vou comprar assim que puder, já lançou a continuação dele também, né?!

    Beijos e fique com Deus,
    Quero SonharFan-page ☮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já lançou sim Vinícius, aliás... Quando eu o peguei nem sabia que tinha continuação, mas tem sim! e deve ser bem legal também! haha ♥

      Excluir